Pouca gente que mora em condomínios de prédio sabe, mas a contratação de um seguro de condomínio é obrigatória e faz parte da taxa de condomínio do edifício. Esses seguros geralmente tem coberturas adicionais muito mais amplas, como por exemplo:
Responsabilidade civil do condomínio: imagina que você esteja andando pela calçada debaixo de um prédio e cai um vaso de flor na sua cabeça. Epa! Nesse caso, é responsabilidade do condomínio indenizar esse dano à sua saúde, assim como em caso de danos materiais ou corporais em acidentes que aconteceram em áreas comuns como piscinas e churrasqueiras.
Responsabilidade civil do síndico: como já dizia a música popular de Jorge Ben, qualquer coisa que acontece num condomínio já se chama o síndico. Por estar tão sujeito à multas e punições judiciais, pode ser contratada uma apólice com coberturas para má administração e negligência não intencional para ajudar a esfriar a cabeça do síndico.
Responsabilidade civil da guarda de veículos: uma das principais fontes de discussões e dores de cabeça no condomínio não poderia ficar de fora, não é mesmo? Existem apólices de guarda de veículos mais simples, que indenizam em caso de roubo ou furto, mediante uso de violência, e ampla, que também indeniza colisões causadas pelo manobrista.