Você provavelmente já ouviu falar sobre a crescente escassez de água, do petróleo e de abelhas, mas há mais recursos que estão acabando e cujo desaparecimento pode modificar vários aspectos de nossas vidas.
Aqui estão seis deles que talvez você não saiba que caminham para um esgotamento.
1. Espaço em órbita – Na medida em que a tecnologia melhora, fica mais fácil introduzir algo em órbita, porém não há controle de tráfego aéreo para todos esses objetos que voam sobre o planeta, e ainda não há um sistema para limpar os elementos inúteis que se acumulam na órbita perto da Terra, com isso aumenta o risco de que os objetos se choquem e causem danos muito sérios às redes de que necessitamos.
2. Areia – a areia é utilizada diariamente em grande escala na construção, recuperação de terras, filtragem de água e para fazer vidro, porém demora milhares de anos para que a areia se forme, por meio da erosão.
3. Gás hélio – Muito utilizado na área médica, o gás hélio também é um recurso finito, extraído das profundezas subterrâneas. Algumas estimativas estabelecem que haverá escassez do gás dentro de 30 a 50 anos.
4. Bananas – Você sabia que existe uma “espécie” de banana? Atualmente consumimos a Cavendish, mas na década de 50 consumiamos a Gros Michel, na qual foi extinta por uma contaminação que se chama “Mal-do-Panamá” que também ameaça nossa espécie atual.
5. Terra agricultável – Acredita-se que a erosão, a agricultura intensiva, o desmatamento e o aquecimento global contribuam para a perda da camada superior do solo, da qual a grande maioria da produção mundial depende.
6. Fósforo – É um fertilizante agrícola essencial que não tem um substituto conhecido. Em vez de ser devolvido ao solo de onde vem, o fósforo agora viaja com maior frequência às cidades nos alimentos e termina levado para o mar por meio de nossos sistemas de esgoto.