A quarentena ou o isolamento social tem mudado a rotina de muitas pessoas em todo mundo, com o objetivo de conter o avanço da COVID-19. Muitos hábitos saudáveis tiveram que ser deixados de lado, como ir à academia, fazer esportes em grupo, ou fazer refeições em seu restaurante preferido. Contudo, a rotina de dentro de casa pode fazer bem para o corpo e a mente, basta realizar algumas adaptações e tornar este momento um processo de aprendizado e autoconhecimento. Conheça a dica de alguns especialistas do mundo todo para você se manter saudável durante a quarentena:
1 – Organize sua rotina O primeiro passo para não cair no desânimo é criar uma rotina diária que pode incluir acordar, fazer exercícios, cuidar da limpeza da casa, preparar refeições, fazer algum trabalho manual e etc. Organize o seu tempo de modo que preencha o seu dia, seja na limpeza da casa, fazendo seu home office ou se exercitando. Primordialmente, lembre-se de agendar um momento para a sua diversão. Coloque uma música, dance e curta o momento.
2 – Filtre as notícias Você deve ter recebido uma enxurrada de informações sobre o novo coronavírus pelas redes sociais. Além de muitos desses conteúdos serem falsos, estes excessos podem causar estresse por ocasionar um estado mental de constante alerta. Por isso, prefira sempre se informar por canais oficiais de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde ou a Secretaria de Saúde e Prefeitura de seu município.
3 – Faça meditação Meditar traz uma série de benefícios como reduzir o estresse, melhorar a qualidade do sono, as funções cognitivas e muito mais. Existem aplicativos que orientam como realizar a prática e também conteúdo em vídeo. Então, basta escolher um lugar tranquilo da casa, colocar roupas confortáveis e começar.
4 – Mantenha contato com seus amigos e parentes As vídeo chamadas podem diminuir a solidão do isolamento social. Convoque seus amigos, coloquem o papo em dia e sorriam juntos. Principalmente, ligue também para seus pais ou avós, eles sentem-se ainda mais solitários sem a visita dos parentes.
5 – Cozinhe alimentos saudáveis Este é o momento de cuidar de si mesmo e de sua família, principalmente nas refeições. Invista em uma alimentação saudável com frutas, legumes e verduras, este trio pode ajudar a aumentar a imunidade, melhorar o humor e o funcionamento do organismo como um todo. Evite alimentar-se apenas de doces e industrializados neste período.
6 – Pratique exercícios em casa Há vários vídeos de ginástica, yoga, zumba ou outras formas de interação e movimento. Além disso, você pode tentar alguns movimentos que fortalecem os músculos como prancha, abdominais e agachamentos. É possível também fazer polichinelos ou pular corda para manter o corpo em movimento. Igualmente, quem mora em apartamento pode aproveitar subir e descer escadas, é um ótimo exercício de fortalecimento.
7 – Aprenda a tocar um novo instrumento – ou pratique um que já saiba Música pode fazer qualquer um se sentir melhor. Talvez você tenha um violão guardado no armário ou ainda você tem uma bela voz que nunca cultivou. Existem vários tutoriais online que podem te ajudar neste aperfeiçoamento.
8 – Aprenda a dançar Alguns tutoriais online podem te ajudar nesta tarefa. Por isso, convide os familiares que moram em sua casa para serem seus parceiros. Movimentem-se e criem coreografias. Além de fazer bem para o corpo, será ótimo para o relacionamento de vocês.
9 – Termine um quebra-cabeças Talvez você tenha um guardado aí, ou pode encomendar para chegar um novinho em sua casa. Este é um ótimo passatempo que você pode fazer sem pressa.
10 – Reveja fotos antigas Você provavelmente já fez algumas coisas legais em sua vida: se casou ou viajou para algum lugar distante ou se arrumou todo para uma festa. E você provavelmente tirou fotos dessas coisas. Então, tire algum tempo para olhar para eles e relembrar esses momentos.
11 – Leia livros A leitura te ajuda a adquirir novos conhecimentos e a viajar a diversos mundos por meio da imaginação. Quem sabe você até tenha livros que comprou e nunca tenha lido, este é o momento de dar uma chance a eles!
12 – Faça cursos online Tem vários cursos disponíveis que podem ser feitos em casa, desde decoração de bolos, como dominar programas de edição de imagens, aprender libras, ou algo voltado para sua carreira. Universidades como Cambridge e Harvard oferecem até cursos gratuitos.
Fonte: bioemfoco