A essa altura, a melhor maneira de se preparar para a retomada da economia é começar com um bom plano de negócio.
Primeiro, é preciso analisar a situação atual como um todo.
Alimentação saudável e gourmet:
Duas tendências merecem destaque no mercado de alimentação brasileiro: os alimentos saudáveis e gourmet.
De acordo com o relatório Brasil Food Trends 2020, a sensorialidade e prazer ainda é um dos principais critérios de consumo no país (priorizado por 23% da população, na mesma medida da qualidade do produto).
Por que vale o investimento: os números da Brasil Food Trends e Euromonitor mostram que há excelentes perspectivas de negócios, principalmente nas tendências de sensorialidade e saudabilidade.
Mercado pet:
Em 2018, o Brasil avançou da quarta posição para o segundo lugar no ranking dos maiores mercados pet do mundo. O setor fechou 2019 em ascensão com faturamento cerca de R$ 36,2 bilhões, de acordo com dados do Instituto Pet Brasil publicados na Época Negócios. Vários tipos de negócios entram nesse mercado: pet shops, lojas especializadas, clínicas veterinárias, marcas de produtos e alimentos para animais.
Por que vale o investimento: a realidade é que sempre haverá demanda por esses produtos e serviços, já que o Brasil é um dos países com maior população de animais de estimação: eles somam 139,3 milhões, conforme dados de 2019 da Abinpet.
Beleza e cosméticos:
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), publicados no Senac, a previsão de crescimento do setor de estética e cosméticos é de 14% para 2020.
Entre 2013 e 2018, o setor quintuplicou sua receita: cresceu 567%, fechando 2018 com um montante de R$ 47,5 bilhões.
Por que vale o investimento: o setor da beleza é um dos mais resistentes à crise e vem dando sinais de recuperação rápida, além de ter inúmeros nichos e possibilidades a serem explorados pelos empreendedores.