Essa é uma pergunta difícil de responder, primeiramente por conta do cenário de incerteza e volatilidade criado pela pandemia de Covid-19.
Em segundo lugar, a escolha do melhor ou dos melhores investimentos para 2021 vai mudar de acordo com o perfil e objetivos de cada investidor.
Mais adiante apresentaremos uma lista com os ativos que podem compor um portfólio de sucesso em 2021.
Primeiramente, é importante ressaltar a importância de uma reserva para imprevistos financeiros.
Ou seja, ter o máximo possível de dinheiro com alta liquidez – facilidade de resgate – para que se consiga aproveitar oportunidades, arcar com despesas imprevistas ou honrar obrigações.
É importante que você conheça qual é o seu perfil de investidor e tenha clareza sobre seus objetivos, pois para cada perfil de investidor existe um investimento ideal.
Um investidor de perfil conservador, por exemplo, não deve expor uma quantia significativa do seu capital ao risco e, portanto, as ações ou fundos imobiliários devem constituir uma parte pouco expressiva do seu portfólio.
Entretanto, devemos levar em consideração a relação Risco x Retorno do investimento.
Isso significa que, investimentos mais arriscados podem render retornos mais atrativos, ainda mais quando temos uma Taxa Selic rendendo 2% ao ano, o que não cobre nem a inflação do período.