O valor pago pelo consumidor final não está sob gestão dos postos de combustíveis e é composto por 4 fatores:
1) Preços do produtor ou importador de gasolina (Refinarias);
2) Carga tributária – 25% do valor total;
3) Custo do etanol obrigatório – 25% do valor total,
4) Margens da distribuição e revenda dos postos.
Os demais agentes da cadeia de comercialização, como importadores, distribuidores, revendedores e produtores de biocombustíveis, também influenciam na formação do preço final. Os combustíveis derivados de petróleo são commodities e têm seus preços atrelados aos mercados internacionais, cujas cotações variam diariamente, para cima e para baixo. Essa lógica se aplica a outros tipos de commodities nas economias abertas, onde é possível importar e exportar como, por exemplo, trigo, café, metais, etc. Num ambiente de economia aberta e liberdade de preços enfrentamos a concorrência dos importadores de combustíveis, cujos preços acompanham o mercado internacional. Assim, a variação dos preços nas refinarias é importante para que haja competição de forma eficiente no mercado brasileiro.