Perigos dos raios elétricos

O Brasil é o país com a maior incidência de raios em todo o planeta, são mais de 57 milhões anualmente. A maior frequência ocorre no estado de Amazonas, porém todo o país é afetado, principalmente durante o verão. Cerca de 20 a 30% das pessoas atingidas por raio morrem, a maioria por parada cardíaca e respiratória e aproximadamente 70% dos sobreviventes sofrem uma série de sequelas psicológicas e orgânicas. Para evitar acidentes, é necessário tomar cuidados durante uma chuva ou tempestade.

Não permaneça na rua ou em locais abertos durante tempestades, principalmente se estiver segurando objetos metálicos que atraem a descarga. Evite aproximação com linhas telefônicas, tomadas, janelas e estruturas metálicas.
Durante uma tempestade, não mexa no celular enquanto ele estiver carregando. Quando a rede elétrica é atingida por um raio, ela de propaga pela fiação, atingindo o que estiver no fim da tomada. O mesmo principio vale para o telefone com fio, chuveiro e torneira elétrica.
Evite campos abertos como áreas agrícolas, praias, estacionamentos e campos de futebol. Locais assim costumam ser alvos dos raios, por isso é importante sair imediatamente destes locais quando começar uma tempestade. A mesma regra vale para cordilheiras, topos de morros e prédios.
Desligue da tomada eletrodomésticos e eletroeletrônicos, evitando que eles queimem devido uma tensão na rede elétrica.