O aumento das tensões entre a China e os Estados Unidos eleva a aversão ao risco

A China acusou o governo americano de fechar seu consulado em Houston (Texas) “abruptamente”. Os EUA confirmaram o fechamento do consulado, atribuindo a decisão à necessidade de “proteger a propriedade intelectual e as informações privadas dos americanos”, segundo um porta-voz do Departamento de Estado.

O Ministério das Relações Exteriores chinês que “reagiria com medidas firmes” se o governo de Donald Trump não revogar a decisão “errônea”. De acordo com informações da Bloomberg, a China está considerando ordenar o fechamento do consulado dos EUA na cidade de Wuhan.

A piora da relação entre as duas principais economias do mundo contribuiu para a queda das Bolsas no mercado asiático. Embora o Shangai SE tenha registrado leve alta de 0,37%, o Hang Seng Index, de Hong Kong, caiu 2,25%. Em Tóquio, o Nikkei 225 fechou com desvalorização de 0,58%.

Nem mesmo na Europa, que no dia 21 de julho registrou um dia de alívio após a aprovação do pacote de resgate à região, resistiu ao sentimento de pessimismo. O DAX, de Frankfurt, recua 0,48%.

E depois do pacote para lidar com os estragos da pandemia do novo coronavírus na economia europeia, os Estados Unidos também querem um novo plano de estímulo. Trump afirmou que provavelmente a crise irá piorar antes da recuperação.

Fonte: Infomoney